Eu apóio Jean Wyllys para Dep. Federal PSOL RJ 5005 - Vote na coerência RJ!!!

sábado, 29 de agosto de 2009

Mudança climática contribuirá para crise alimentar

Ecologia
Prensa Latina
Qui, 20 de agosto de 2009 23:23

México, 20 ago. (PL) ─ Um estudo internacional dado a conhecer hoje aqui revelou que a mudança climática elevará os preços dos alimentos e afetará sobretudo às populações urbanas dos países em desenvolvimento.

Entre os mais afetados, assegura a revista Environmental Research Letters, estará o México, ademais de Bangladesh e Zâmbia, destacou a versão digital do jornal El Universal.

Cientistas da Universidade Purdue (Indiana) chegaram a essa conclusão após examinar as consequências de acontecimentos metereológicos adversos e potenciais como as ondas de calor, as secas e as chuvas em 16 países em desenvolvimento.

O clima extremo afeta a produtividade agrícola e pode aumentar os preços de alimentos como grãos, importantes para os lares nessas nações, indicou Noah Diffenbaugh, professor do Centro de Investigações sobre a Mudança Climática dessa universidade.

Espera-se que o esquentamento global incremente a frequência e intensidade das ondas de calor, as secas em umas zonas e as inundações em outras.

No estudo, os cientistas utilizaram dados do século XX e projeções para o século XXI, com o fim de determinar futuros extremos climáticos, seu impacto na produção de grão e as consequências gerais nos países mais pobres.

Segundo Thomas Hertel, professor de economia agrícola e um dos autores, ainda que só contribuam modestamente na taxa de pobreza, os trabalhadores urbanos são, ao mesmo tempo, os mais vulneráveis às mudanças na produção de grãos.

As estimativas indicam que no México o aumento da pobreza por essa causa será de 18%.

Isso significa 1,8 milhões de pobres a mais na nação, onde ao redor da metade da população já está nessa circunstância (60 milhões), segundo estudos independentes.

Nesta quinta-feira, a Confederação Nacional Camponesa advertiu que a prolongada escassez de chuvas em grande parte do México coloca o país à borda de uma crise alimentar histórica.

O campo enfrenta um grave panorama por causa da seca, coincidiram organizações camponesas, criadores de gado, o governo federal e a Comissão Nacional da Água.

Fonte: Prensa Latina


http://www.socialismo.org.br/portal/ecologia/96-noticia/1082-mudanca-climatica-contribuira-para-crise-alimentar

Nenhum comentário: