Eu apóio Jean Wyllys para Dep. Federal PSOL RJ 5005 - Vote na coerência RJ!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Giannazi propõe 33% de hora-atividade na rede estadual


Giannazi propõe 33% de hora-atividade na rede estadual




A idéia é ajudar na qualificação da atividade extraclasse sem que haja redução salarial



O deputado e professor Carlos Giannazi apresentou, na Assembléia Legislativa, um projeto de lei que obriga o governo estadual a implantar, na rede estadual de ensino, 33% de hora-atividade na jornada de trabalho dos professores que, hoje, é de apenas 16%. A hora-atividade é o tempo de trabalho do professor realizado fora da sala de aula para a preparação de aulas, planejamento, correção de provas, leituras, reuniões e formação.
A proposta do parlamentar, que tem o apoio do magistério estadual, ajusta a jornada de trabalho da categoria à nova lei sancionada pelo executivo federal que institui o piso nacional salarial e determina que 33% da jornada do professor seja reservada para o trabalho fora da sala de aula.
"Queremos que o professor tenha mais tempo para fazer leituras, planejamento, correção de avaliações e preparação de aulas. Nossa proposta vai oferecer mais condições para que estes profissionais da Educação possam melhorar a qualidade de ensino e, importante, sem que haja redução de salários", disse Giannazi, que ressalta, no entanto, sua crítica em relação ao valor do piso salarial nacional salarial de R$ 950,00 por 40 horas semanais, "insuficiente e muito aquém do minimamente razoável".
O magistério nacional defende o valor de R$ 1.575,00 por 20 horas semanais.