Eu apóio Jean Wyllys para Dep. Federal PSOL RJ 5005 - Vote na coerência RJ!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Greve dos Servidores - Porto Alegre / RS


Junho 14, 2010

Greve dos Servidores

Eu e a Vereadora Fernanda Melchionna participamos segunda-feira (14/06) de um ato com os servidores da Justiça Federal que estão em greve há 30 dias pedindo a revisão dos salários.
Os servidores também cobram o andamento do Projeto de Lei 6613/2009, que trata do plano de carreira da categoria e que está parado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público desde dezembro. Eles também protestam contra o projeto de Lei Complementar 549/2009, que congela por dez anos os salários dos Servidores Públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, do Ministério Público da União e do Tribunal de Contas da União.
Me choca a informação que desde sexta-feira está havendo corte do ponto dos servidores em greve e que foram deferidas pelo STJ liminares que determinam que 60% dos servidores do TST e 80% do TSE permaneçam trabalhando. Lembro que greve é um direito legítimo.
Chega ser um deboche que o governo do PT, que se diz vinculado à luta dos trabalhadores, proponha o congelamento dos salários por dez anos ao mesmo tempo em que trimestralmente os bancos anunciam recordes de lucro.

Forte abraço!

Pedro Ruas

http://pedroruaspsol.wordpress.com/2010/06/14/greve-dos-servidores/

Pedro Ruas é escolha do PSOL na disputa pelo Piratini

Junho 19, 2010...21:05

Rumo ao Governo do Estado

Pedro Ruas é escolha do PSOL na disputa pelo Piratini

Candidato é advogado trabalhista e vereador na Capital
Neste sábado, a militância do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do
Rio Grande do Sul reuniu-se no salão da Igreja Nossa Senhora da Pompeia, em Porto Alegre, para homologar a candidatura do advogado trabalhista e vereador da Capital Pedro Ruas a governador do Estado nas eleições de 2010.
Ruas foi escolhido por unanimidade e sua chapa é composta pela educadora e dirigente do Cpers/Sindicato Marliane Ferreira dos Santos como candidata à vice.
— Temos uma chapa que vai crescer, inclusive, pelos erros dos nossos adversários, que são muitos e que caem cada vez mais em contradição — discursou o candidato.
O PSOL ainda indicou o professor da UFPel Luiz Carlos Lucas e a funcionária da UFRGS Bernardete Menezes, a Berna, como candidatos ao Senado.
Outros 39 candidatos, inclusive o presidente regional do partido, Roberto Robaina, disputam a primeira cadeira da sigla na Assembleia Legislativa.
Na Câmara federal, devem concorrer 37 militantes. Entre eles, a deputada Luciana Genro, que busca a reeleição.

Fonte: ZERO HORA.COM





Crédito Hugo Scotte

http://pedroruaspsol.wordpress.com/2010/06/19/rumo-ao-governo-do-estado/

Como chegamos a isso?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como chegamos a isso?

Reproduzo abaixo um artigo de Luzia Hermann, companheira que vive no vale do Taquari e dirigente sindical, publicado na Zero Hora do dia de hoje. No artigo ela fala sobre a violência nas escolas.
-----

Como chegamos a isso?
Por Luzia Herrmann*

Sabe, às vezes nos sentimos impotentes diante de tantos problemas, preconceitos, descaso... diante de tanto jogo de interesses que, na grande maioria das vezes, não têm o ser humano como foco das preocupações e das ações.

Sou professora aposentada, 57 anos, casada, três filhos, uma neta; alfabetizadora durante anos, formadora de professores de nível médio em Curso Normal, militante sindical desde a década de 70, vejo, com muita apreensão, a forma como são abordadas questões fundamentais para o bem-estar da sociedade. Há temas que se transformam em “moda” e estão na mídia, quase que diariamente. O bullying, como se referem, agora, às diferentes formas de agressão, é um deles. Nós denunciamos isso há muitos anos, nas escolas, nas famílias, nas mais diferentes instituições e classes sociais.

A escola é um lugar onde “explodem” esses problemas, pois a criança vem de casa com toda essa “bagagem”. E o professor? Como está essa “pessoa”? Qual a sua situação de vida? Saúde física e mental? Como poderá enfrentar todos os desafios que se apresentam? Quem lhe dá suporte?

Caso a defesa do professor venha do sindicato, dizem que é corporativismo. Nossa classe já não aguenta mais. Não é por acaso que há laudos “pipocando” nas escolas. É muita pressão! Esse adolescente que rouba é culpado? Quem é culpado? Existem culpados! Como localizá-los? Que ações deverão ser implementadas para minimizar a desgraça da população: drogas, valores distorcidos...?

Família educa! Professor ensina!

Esse adolescente é um problema não só dessa professora, mas da escola, da família, do bairro, da cidade, do Estado, do país, enfim, de um sistema que tomou conta da sociedade como um todo, em qualquer lugar do mundo, em todas as classes sociais.

Somente quem está nas escolas pode avaliar o que significa conviver com todas as dificuldades que lá existem, de toda ordem. Agora, ano eleitoral, é revoltante ouvir discursos que têm solução pra tudo.

Ou mudamos a forma de encarar a vida humana, ou a barbárie se instala de uma vez por todas.

Neste desabafo, quero dizer que muitos de nós estamos trabalhando pelo bem das pessoas. Nós, professores, queremos trabalhar em boas condições, com segurança, com conhecimento de causa e que os alunos aprendam, pois é para isso que existe nossa profissão.

*Professora aposentada 
 
http://robertorobaina.blogspot.com/2010/06/como-chegamos-isso-por-luzia-herrmann.html 

Convenção PSOL - RS

sábado, 19 de junho de 2010

Convenção PSOL - RS


Foto Hugo Scotte

PSOL oficializa Pedro Ruas como candidato ao Piratini
A educadora Marliane Santos comporá a chapa como vice


A militância do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade do Rio Grande do Sul, reunida neste sábado, 19 de junho, no salão da Igreja N. Sra. da Pompeia, em Porto Alegre, homologou suas candidaturas aos cargos executivos e legislativos para as eleições de 2010. O advogado trabalhista e vereador da Capital Pedro Ruas foi escolhido por unanimidade como candidato a governador, e compõe a chapa como vice a educadora e dirigente do Cpers/Sindicato Marliane Ferreira dos Santos, primeira mulher negra a disputar o Piratini.


"Temos uma chapa que vai crescer, inclusive, pelos erros dos nossos adversários, que são muitos e que caem cada vez mais em contradição", disse Ruas. "O voto no PSOL é o voto na esquerda. Não 'um' voto na esquerda, mas 'o' voto na esquerda. Quero ir para o debate com Yeda Crusius - com os outros candidatos também, é claro, mas especialmente com Yeda. Para cobrar diretamente dela a corrupção que denunciamos neste governo. O combate à corrupção é obrigação de um partido popular e social como o PSOL!" Ruas também defendeu uma revisão da dívida do Estado com a União: "Eu acredito que ela já tenha sido paga várias vezes. Que dívida é essa que enquanto mais se paga mais aumenta? Temos que mostrar quem sempre ganha enquanto há miseráveis no Rio Grande do Sul. É nosso papel mostrar que isso não é destino e denunciar por que isso acontece."


Concorrem ao Senado o professor da UFPel Luiz Carlos Lucas e a funcionária da Ufrgs Bernardete Menezes, a Berna. Na disputa pela primeira cadeira do PSOL na Assembleia Legislativa, estão 39 candidatos, entre eles, o presidente regional do partido, Roberto Robaina. Disputam a Câmara Federal 37 candidatos: Luciana Genro busca à reeleição, assim como seu suplente Geraldinho, que assumiu o mandato durante quatro meses, em 2009.


Na eleição nacional, Plínio de Arruda Sampaio é o pré-candidato do PSOL à Presidência da República.


http://robertorobaina.blogspot.com/2010/06/convencao-psol-rs.html